O símbolo da Humana Fraternitas

NOVVO simboloHF

Todos os triângulos inscritos no perímetro de qualquer metade de uma circunferência são rectângulos. E a hipotenusa de todos esses triângulos é o diâmetro da circunferência. Assim, a área do quadrado formado com o diâmetro/hipotenusa é igual para todos os triângulos que se inscrevam nessa semicircunferência. E, de acordo com os Teoremas de Pitágoras e de Tales a área deste quadrado mantém uma relação de igualdade com  a soma das áreas dos quadrados dos catetos de todos esses triângulos. A invariabilidade desta relação de igualdade não depende da dimensão dos catetos dos incontáveis possíveis triângulos rectângulos inscritos em toda e qualquer semicircunferência. 

O símbolo da Humana Fraternitas (HF) resultou de uma intensa reflexão conjunta acerca das implicações interpretativas desta construção pitagórica: a linha que passa pelo centro de um círculo, a ideia de círculo, o conceito de centro, o mundo, a relação entre o todo e as partes, a ligação entre as diferenças e as constantes, a estática e o movimento, a estética e a abstracção, a expressão e o inexprimível, o ponto e o círculo, as formas e os conteúdos, os tempos e os espaços… um mundo de conceitos que um símbolo pode conter.

À riqueza inspiradora da geometria pitagórica e de Tales aplicada à vida da Sociedade Humana e à sua inexorável relação com a vida no Planeta e o Universo juntou-se o mundo das cores em interacção. Utilizou-se o sistema CMYK – Cião (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black). Na sua dinâmica combinatória este sistema cromático permite reproduzir incontáveis cores do espectro visível. A mistura variável das cores das diferentes áreas permite ampliar os significados da geometria utilizada.

São apenas breves considerações cromáticas e geométricas propostas pelo símbolo da Humana Fraternitas enquanto movimento que pretende dar sentido e desenvolver o que se exprime no primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos do Homem, segundo o qual as pessoas “dotadas de razão e consciência, devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”.