Quem somos

Eleanor_Roosevelt_and_Human_Rights_DeclarationA Associação Humana Fraternitas foi fundada em 7 de Maio de 2015, em escritura pública notarial. Tem por objecto estatutário “o desenvolvimento de actividades direccionadas para a promoção dos valores da Fraternidade Humana, expressos nos princípios constitutivos das Nações Unidas e da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Na origem da criação da HF está uma leitura exigente do Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos: proclama que todas as pessoas nascem livres e iguais em direitos e dignidade; e sendo dotadas de razão e consciência, as pessoas devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

Os dotes referidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos – razão e consciência– deveriam ter gerado um mais generalizado e regular espírito de fraternidade na convivência humana na polis global em que vivemos, na direcção da Paz.

A Associação Humana Fraternitas pretende agregar Cidadãos livres, oriundos de diferentes nacionalidades, culturas, gerações e condições sociais, convergentes na ideia de que a Fraternidade é um dever de acção cívica e moral e uma necessidade inalienável da grande Família Humana, como postula a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Humana Fraternitas tem projectado um conjunto de acções das quais se destaca a realização de um monumento, de expressão e acessibilidade universal que, pela filosofia, pela arte e pela comunicação, sirva de referência e estímulo ao desenvolvimento da Fraternidade humana.

No mesmo sentido, irá promover a instituição do Ano Mundial da Fraternidade, e do Dia Mundial da Fraternidade, coincidindo  com o Dia Mundial dos Direitos Humanos, em 10 de Dezembro com um programa de iniciativas de sensibilização para a necessidade vital de fomentar a Fraternidade, a Tolerância e a Paz,  concomitantemente com a defesa dos Direitos Humanos  consagrados na Declaração Universal da ONU.